belezaQuando o friozinho começa a aparecer, muitos pensam que nada é mais confortante do que um bom banho quente. Pode ser gostoso e relaxante, porém segundo os especialistas, não faz bem para a pele.

Tomar banho é necessário, mas alguns cuidados são fundamentais. O corpo precisa estar protegido e manter a sua hidratação natural. Tomar mais de um banho por dia exige atenção, pois a alta temperatura da água acompanhada do uso excessivo de sabonetes e buchas remove a proteção natural da pele, feita por uma fina camada gordurosa que também é responsável pela sua beleza e maciez.

É preciso encarar o momento do banho não como uma for ma exclusiva de relaxamento. A água pode estar morna, mas o banho não deve ser demorado. O uso do sabonete deve ser limitado, principalmente no caso de mais de um banho por dia. Para o segundo banho, utilizar o sabonete apenas para as regiões das axilas, genitais e pés, além de não utilizar esponjas e buchas.

Algumas pessoas, pensando em proteger a pele, optam pelo banho frio. Em locais com clima quente ele até pode ser uma opção, mas não chega a ser a melhor escolha para o inverno. A baixa temperatura da água é desconfortável e pode causar hipotermia, ou seja, rápida redução da temperatura corpórea.

Ter bom senso e adaptar a temperatura da água para o banho, sem radicalismo, é a melhor escolha para manter a pele bonita e saudável.