Pesquisas mostram que entre 60 e 80 % das mulheres sofrem de enjôos durante o primeiro trimestre da gravidez. Umas mas intensas que outras. Todo esse enjôo e mal-estar significam que o seu corpo está tornando o ambiente mais receptível para o feto. E é um fato que, as mulheres que passam por essa experiência têm menos riscos de terem um aborto natural.
São comuns no início da gestação. Quando ocorrem no final da gestação podem estar associados a doenças importantes, devendo ser sempre comunicado ao seu médico.
As orientações para a gestante são as seguintes: fracionar a dieta (comer mais vezes e menos a cada vez), evitar frituras, gorduras e alimentos com cheiro forte ou desagradável; evitar líquidos durante as refeições e ingerí-los de preferência nos intervalos.
Quando os sintomas forem muito freqüentes seu médico irá avaliar a necessidade do uso de medicações.
Tem muita relação! O corpo está se preparando para a chegada de um novo ser! Para hospedar uma nova pessoazinha... Quando você recebe visita, você não arruma a casa? Imagina o que o organismo faz para receber bem essa pessoa! Muito hormônio novo chegando, muita transformação! Logo, enjôo.

REVISTA SUPER INTERESSANTE DIZ:
"Por que as mulheres grávidas sentem enjôo?
Quanto a mulher engravida, seu organismo aumenta a secreção de certos hormônios que ajuda a manter a gravidez. O excesso desses hormônios causa efeitos colaterais no organismo, entre eles o enjôo.
Quando a mulher engravida, seu organismo aumenta a secreção de certos hormônios como a progesterona, e passa a produzir outros, como a gonadotrofina coriônica.
A função principal desses hormônios é ajudar a manter a gravidez. Contudo, eles podem causar um efeito colateral: o enjôo. "Isso acontece porque retardam a digestão, aumentando o tempo que o alimento leva para sair do estômago e entrar no intestino", explica o obstetra Thomaz Rafael Gollop.
A sensação de enjôo é mais comum nos primeiros três meses de gravidez, quando a produção desses hormônios é maior. Existem ainda fatores emocionais, como a tensão provocada pela gravidez, que podem provocar enjôo".