vitaa

Na

da como ter a pele lisinha, macia e luminosa. E para isso não é preciso gastar fortunas em cosméticos ou carregar o rosto de maquiagem. O segredo da pele saudável está na sua dieta. Consumindo os alimentos certos, que contenham vitaminas A, C e E - o poderoso trio de antioxidantes, que tem a capacidade de neutralizar a ação dos radicais livres - você pode atrasar o relógio biológico.

Vitamina A
Você certamente já ouviu falar do retinol. Esta substância, presente na maior parte dos cremes antirrugas é na verdade a própria vitamina A. Poderosa, a vitamina A controla a ação dos radicais livres, estimula o crescimento das células na pele e atenua linhas de expressão. É também eficiente no combate ao foto envelhecimento (causado pelos raios ultravioleta). Quando falta vitamina A no corpo, o cabelo fica ressecado e a pele, áspera.
A vitamina A tem duas fontes naturais: o retinol, procedente do reino animal, e o betacaroteno, procedente do reino vegetal. Pode ser encontrada em frutas verdes e amarelas, vegetais amarelos (cenoura), fígado, margarina, gema de ovo.
Vitamina C
A vitamina C é um dos antioxidantes mais eficientes que existem, costuma "varrer" os radicais livres. Ela estimula a produção de colágeno - necessário para dar sustentação à pele, além de prevenir o envelhecimento precoce. A vitamina C também tem o poder de reanimar a pele cansada, deixando-a mais firme e luminosa. Com uma boa dose dessa vitamina, você ainda estará protegida contra os efeitos do cigarro, da poluição e dos raios ultravioleta.
Infelizmente, a vitamina C não é armazenada pelo corpo e precisa ser reposta frequentemente. Você pode encontrá-la nas frutas cítricas (laranja, limão, kiwi, morango), no tomate e nos vegetais verdes.
Vitamina E
A vitamina E é outro poderoso antioxidante. Ela melhora a circulação, proporcionando mais oxigênio ao organismo, além de retardar o envelhecimento. Também aumenta a capacidade de reter água, deixando a pele macia e hidratada. Pode ser encontrada em grãos, cereais, nozes e óleos vegetais.
Como você pode notar, a alimentação balanceada é não só a grande aliada da vida saudável, mas também da batalha contra o relógio biológico.