A coloração é um processo químico que adiciona ou remove pigmentos do cabelo. Atualmente as cores podem penetrar na raiz do cabelo e te transformar de loira à morena ou vice-versa. Há também produtos de coloração superficiais ou temporárias que podem durar poucos dias, poucas semanas e de coloração permanente que duram muito tempo.

Você possui dúvidas ou receio de tingir seus cabelos?

Então anote essas dicas:
Todo cabelo possui um tom natural denominado como melanina, encontrada no caule do cabelo, entre a cutícula na parte exterior e a medula na parte central. A melanina apresenta duas características: Eumelanina quando a cor do cabelo é preto ou marrom e Feomelanina quando o cabelo é vermelho ou loiro. No entanto se você for grisalho, a melanina estará ausente no seu cabelo.
Se você decidir tingir seus cabelos, antes de qualquer coisa, deverá identificar qual é o pigmento natural de seu cabelo e analisar o nível da cor entre uma escala de 1 a 10, que varia entre o tom do preto e o louro mais claro. Com essa análise, seu cabeleireiro poderá lhe oferecer opções de coloração que lhe trarão os melhores resultados.
Outro fator importantíssimo é a afinidade entre a cor natural de seu cabelo e a cor da coloração escolhida. Uma vez avaliado corretamente, você e o profissional poderão evitar um resultado de cabelo esverdeado, por exemplo. Afinal quem já não foi testemunha de alguém que se deu mal por ser inconseqüente na hora de tingir os cabelos? Certamente você não vai querer ser também motivo de gozação!
Há também que se levar em consideração a intensidade da coloração, que é à força de um determinado tom: Vermelho Acaju ou Vermelho Acobreado, embora sejam tons de vermelho, são inconfundíveis e cada um apresenta uma intensidade.
E por fim, lembre-se que através de uma avaliação cautelosa do seu tom original de cabelo, você ou seu cabeleireiro poderão alcançar looks maravilhosos, dando um aspecto de naturalidade e harmonia a você e principalmente te afastando de qualquer erro desagradável no processo de coloração.